domingo, 26 de agosto de 2012

Projeto: Origens de personagem

Origens de personagem é um conceito simples que serve para dar mais cor ao personagem criado pelos jogadores. Determinados aleatoriamente, as origens revelam como foi a infância e vida anteriores do personagem, antes de receber treinamento na sua classe e tomar a vida de aventureiro. representam atividades mundanas (ou não tão mundanas assim), que principalmente influenciaram na formação do personagem como ele o é. 1805Como o sistema de atributos representa um escopo abrangente das habilidades do personagem fora as perícias iminentemente especializadas ou raras, a origem responde quais foram as oportunidades do personagem para ase desenvolver.

Como dito no post anterior, as origens estão intimamente interligadas aos sistema de geração de atributos. Um personagem de origem humilde, como um aldeão, se utilizaria muito de sua força para executar seu trabalho, assim tendo uma vantagem natural para ter um valor alto nessa característica. O mesmo seria verdadeiro para seu valor de fortitude, já que o mesmo personagem dependeu em demasia de sua força de vontade para vencer dia após dia de sua vida atribulada.

Assim, cada origem, em geral, possui dois atributos onde o jogador terá vantagem para a geração de seu valor, os demais sendo gerados normalmente. Um outro detalhe que pode ter ficado vago no último post, é que os valores para cada adjetivo de atributo não seguem uma proporção linear. Esse sistema gera unicamente personagens que tem potencial para a vida de aventuras, seguindo o ideal da velha guarda que eles são apenas indivíduos normais, mesmo que ligeiramente acima da média, não sobre-humanos. Assim, o próprio 3d6 representa uma chance acima da média de gerar pelo menos o valor mediano de atributo. Valores baixo são incomuns mas não raros, muitos deles são improváveis e dificilmente personagens com claras deficiências em um atributo ou outro seriam material para exploradores de masmorras, daí a ausência de valores abaixo do equivalente a “–1”.

O personagem cuja origem lhe dá vantagem em um atributo o gera com 4d6, retirando o menor. Com isso, busco denotar que mesmo com todos os fatores favoráveis para o desenvolvimento numa determinada área, alguns indivíduos simplesmente não nasceram com a aptidão para ela. Um nobre nascido em um berço de educação, sob um tutor letrado, pode na verdade se revelar um péssimo indivíduo para o conhecimento. A mesma coisa de um personagem nascido sob o jugo inclemente de uma tribo bárbara nos ermos da civilização, pode crescer um indivíduo frágil e irresoluto, dependendo da proteção de seus pares e sofrendo o escárnio pelo infortúnio de seu nascimento.

Em verdade, a junção da origem aleatória e da classe, escolhida pelo jogador, gera automaticamente uma excelente oportunidade para criar um rastro de background do personagem. O mesmo bárbaro ostracizado do exemplo acima pode ter decidido seguir os passos do poder arcano para mostrar sua força para seus cruéis pares. Ela serviria tanto para dar uma ligeira vantagem, mas não decisiva, na geração de atributos, enquanto ao mesmo tempo estimula a criação do primeiro esqueleto do histórico e origens desse personagem, e sua posição social antes da vida aventureira.

Segue abaixo alguns exemplos desse sistema. No fim, eles serão organizados em tabelas que levaria em conta a frequência de sua ocorrência no mundo de campanha e a possibilidade de origens realmente incomuns. O DM teria liberdade de mexer nessa tabela ao seu prazer, ajustando-a para sua visão da campanha. Temos então:

1.Peasant (aldeão) – força e fortitude
2.Lord (lorde) – conhecimento, carisma e astúcia* (débito*)
3.Gentry (gentio) – fortitude e astúcia (baixa nobreza)
4.Devout (devoto) – carisma e fortitude
5.Artificer (artesão) – fortitude e destreza
6.Clerk (escriba) – conhecimento e destreza
7.Soldier (soldado) – força e destreza
8.Barbarian (bárbaro) – força e fortitude (analfabeto*)
9.Barbarian noble (nobre bárbaro) – carisma, fortitude and astúcia (analfabeto*)
10.Apprentice (aprendiz) – conhecimento e fortitude
11.Orphan (órfão) – astúcia e destreza
12.Initiate (iniciado) – fortitude e astúcia (iniciado em uma sociedade secreta)
13.Wilding (selvagem) – fortitude e astúcia
14.Free Slave (liberto) – força e fortitude
15.Outlaw (foragido) – fortitude e astúcia
16.Cursed (amaldiçoado) – fortitude e astúcia
17.Wanderer (viajante) – conhecimento e astúcia

Sugestões são bem vindas.

As próximas postagens continuarão sem frequência pelo simples motivo que estou muito atarefado ultimamente. Trabalho, a faculdade pronta para retornar, estudo para concurso e a participação indireta nas eleições próximas estão consumindo meu tempo. Para ser totalmente honesto, a trilogia Mass Effect também tem tirado um pouco do que resta do meu tempo livre, mas espero manter o blog atualizado e tanto continuar meu projeto quanto postar assuntos afins. E claro, ainda não li o rascunho do D&D next, que pretendo fazer e comentar em breve. Sem mais, grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é Masmorras da Mente?

Aqui você encontrará informações e reflexões sobre RPG e Espada e Magia, com um destaque para Dungeons & Dragons e "Old School Gaming". Puxe sua caneca e seja bem vindo!